quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Temor a Deus: Um Ato de Reverência



   Pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal” (Pv.16:6b)

Reflexão Sobre o Tema

De acordo com o dicionário, o termo ‘temor’ é o ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror. Já o temor à Deus nada tem a ver com esse sentido. Trata-se de um sentimento de respeito e reverência da parte de quem tem conhecimento da grandeza e soberania do criador. Viver no temor à Deus, significa compreender que Deus é o SENHOR e nós, apenas criaturas, totalmente dependentes e carentes do Seu direcionamento.

Somos imperfeitos e sujeitos a todo tipo de tentação. Por isso é grande a luta entre a carne e o espírito (Gl.5:17). Necessitamos da intervenção constante do Espírito Santo para aniquilar a “velha criatura” e fazer prevalecer o “homem novo” em Cristo Jesus (2Co.5:17). Isso só será possível a partir de uma vida santificada (2Co.7:1), onde a natureza humana seja mortificada para emergir a natureza de Cristo, conforme o apóstolo Paulo mesmo diz: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl.2:20).

Esse processo é gradual, não  acontece da noite para o dia. Para viver a vontade de Deus  temos que renunciar ao nosso ‘eu’, ser obedientes e praticantes da Sua Palavra (Tg.1:22-23). Isso exige de nós, disciplina nos estudos das Escrituras Sagradas para conhecermos qual é a perfeita vontade de Deus (Rm.12:2b; Jó 42:2),  e também, a disposição para serví-Lo. Pois quem ama, se doa. Não há como dizer-se cristão e viver alienado, preso às convenções do mundo e distante do projeto de Deus. Ou seja, o nosso sim a Jesus, implica em entrega total. Ou tudo ou nada. Simples assim.

Não é raro ouvir as pessoas dizerem que  creem em Deus, no entanto, a maioria vive uma vida desregrada e descompromissada com o Senhor. Dentre essas pessoas, há dois grupos, os quais se distingue pelo fato de uns terem conhecimento da Palavra e outros não. No primeiro caso, são em geral nascidos em lar cristãos, e não raros, transitam entre a Igreja e o mundo, porque suas consciências estão cauterizadas (1Tm.4:2) e já não sentem o temor a Deus, ou nunca o sentiram.

São pessoas que, embora tendo o conhecimento da Palavra, não a pratica, vivem na rebeldia, tentando fazer prevalecer a sua vontade a qualquer custo, sem medir as consequências. Um exemplo bíblico a esse respeito é o caso dos filhos de Eli, o profeta (1Sm.2:12), que também eram sacerdotes e, mesmo vivendo no templo e conhecendo as Escrituras,  pecaram gravemente contra Deus, vindo sobre eles a destruição (1Sm.2:34).

Há também, muitos que conhecem Deus de ouvirem falar, ou seja, têm informações a respeito dEle, mas não conhecem os Seus ensinamentos e, portando, vivem alheios à Sua vontade, sem o menor compromisso com a verdade. Conhecer a Deus, não significa apenas ter informações a Seu respeito, mas sim, ter um relacionamento e compromisso com Ele, pautado na vivência da do Evangelho. Esses são o  público alvo dos missionários. É necessário que haja pessoas dispostas a levar a Palavra até eles.

As Escrituras nos ensina que “o temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte” (Pv.14:27). Esse temor nos coloca em posição de reverência ao Senhor e submissão à Sua vontade e  Ele nos instrui nos caminhos que devemos escolher (Sl.25:12), nos preservando de todo o mal. Por isso que o sábio Salomão nos ensina que “o princípio da sabedoria é o temor do Senhor” (Pv.9:10) . Amém, queridos!




Imagens da Aula




Obrigado Senhor!


PLANO DE AULA

Tema: Temor a Deus: Um Ato de Reverência
Texto Base: Pv.9:10
Versiculo para Memorizar:Pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal” (Pv.16:6b).

Objetivos

Ensinar às crianças que o temor à Deus é:
·         Um ato de reverência e obediência e não de medo;
·         Submeter-se à Sua vontade  e cumprir os seus mandamentos;
·         Reverencia-Lo, expressando o mais profundo amor que sentimos por Ele, exaltando e glorificando o Seu Santo nome; 
·         Dar a Ele um lugar de destaque em nossas vidas.

Introdução

O Temor à Deus é motivado pelo reconhecimento de quem é Deus e emerge de um amor profundo e reverente que nos leva a  adorá-Lo e glorificá-Lo pelo que Ele é e pelo que Ele representa em nossas vidas. Esse temor nos leva a prostrar-nos diante de Sua Majestade. Deus deseja um lugar de destaque em nossas vidas porque simplesmente nos ama e quer nos ajudar. Temê-Lo, não significa ter medo, mas reconhecer a Sua soberania e submeter-se à  Sua vontade  justa e guardar os seus mandamentos (Ec.12:13) e nisso consiste a verdadeira sabedoria (Pv.9:10) nos diz Salomão.

Contextualização Bíblica

Desvia-te do Mal  e Preserve a Tua Alma

Palavra de Deus nos diz que o mundo jaz no maligno (1Jo.5:19). Isso significando que o mundo está sob o domínio  de Satanás. Por esta razão Jesus nos recomenda “não ameis o mundo, nem o que no mundo há” (1Jo.2:15a). A sabedoria de Salomão aponta um caminho para os retos de coração que é o ‘desviar-se do mal’, porque assim o fazendo, preservam a própria alma (Pv.16:17).

Nesse tocante, vale lembrar que a bíblia nos relata o fato de que Jó era um homem temente a Deus que se desviava do mal” (Jó.1:1). Isso se refere ao fato de que ele tinha uma conduta irrepreensível diante do Senhor, tanto que o próprio Deus deu testemunho a seu respeito (Jó.1:8). 

Exortação à Obediência ao Senhor

Deus, assim como foi com o povo de Israel, requer de nós a observância de Sua lei. Ele deseja,  muito mais do que o cumprimento de meras formalidades religiosas, deseja a verdadeira adoração, conforme diz o texto de Deuteronômio:  

“12 Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus,e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que  ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com  todo o teu coração e com toda a tua alma,- 13 para guardares os mandamentos do Senhor e os Seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” (Dt.10:12). 

Temor e amor juntos, resulta na verdadeira adoração. A principal característica de um adorador consiste em prestar serviço, em servir.  O  salmista recomenda que o serviço prestado a Deus deve ser feito com alegria (Sl.100:2) e com canticos, portanto, “vós que temeis ao Senhor, louvai-O” (Sl.22:23a). Desta forma, o trabalho na obra do Senhor não deve ser encarado como um fardo e sim como um privilégio ímpar.

O Significado do Temor à Deus

O ímpio não teme ao Senhor porque não O conhece, não sabe quem de fato Ele é. Tem uma vaga idéia a Seu respeito pelo que ouve falar, ou imagina que sabe. Por essa razão que, frequentemente se ouve dizer “eu acredito em Deus do meu jeito”. O problema é justamente esse, do jeito errado.

O crente, no entanto, deve ter uma fé racional, baseada no conhecimento de Deus através das Escrituras Sagradas. O conhecimento é o alicerce da fé (Rm.10:17), por esta razão, devemos buscar diligentemente conhecer a Palavra do Senhor, conforme nos orienta o texto a seguir: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão para que estejam por testeiras entre os vossos olhos”  (Dt.11:18).

A Comunhão com Deus
Diz ainda a Palavra do Senhor: “ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher” (Salmos 25.12b). A principal característica do homem  temente a Deus se revela no alinhamento entre a sua vontade e a vontade soberana de Deus. Isso se dá mediante a comunhão constante através da oração e meditação na Palavra.
Por meio da oração Deus nos concede uma visão ampliada, clara e objetiva que nos permite  um entendimento mais apurado acerca das escolhas que devemos fazer ou dos caminhos que devemos seguir. Devemos, portanto, em todas as circunstâncias,  nos colocar sempre sob os cuidados do Senhor, para que nossa fragil estrutura jamais seja abalada  (Sl.55:22a) e não venhamos a nos desviar de seus caminhos.
Temor ao Senhor Produz Esperança

Quem crê em Deus confia nEle, porque  nEle reside toda a sua esperança. O salmista nos diz: “Vós que temeis ao Senhor, confiai no Senhor, ele é vosso auxílio e vosso escudo” (Sl.115:11). E diz ainda, “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia “(Sl.33:18). As palavras de Paulo conferem consolo e segurança espiritual quando diz: “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm.8:28).

Corroborando com os textos acima, o salmo 34 nos exorta, também,  a confiar em Deus em todas as circunstâncias. O salmista Davi diz que “muitas serão as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (Sl.34:19) e diz ainda, que “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl.34:7). E que disso devemos fazer prova. Garante-nos que “aqueles que buscam ao Senhor, de nada  têm falta (Sl.34:9-10b).
Sabemos que Davi teve grandes experiências com Deus e que estava falando de algo real que tinha experimentado. Devemos aprender com ele a desfrutar da bondade do Senhor para todos que nEle temem. Porque o Deus que operou na vida de Davi é o mesmo que opera na minha e na sua vida.  

Conclusão

O temor a Deus ocorre à medida que tomamos conhecimento da  Sua Palavra e compreendemos a necessidade de fazer a Sua vontade soberana. Conhecer a Deus nos leva a exaltá-Lo e glorificá-Lo, não apenas com cânticos, mas com o testemunho da própria vida e com o desejo ardente de servi-Lo, na grandiosa obra redentora.

Paulo, totalmente inspirado pelo Espírito Santo declara: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis, os seus caminhos! [...] Porque dEle, e por Ele, e para Ele são todas as coisas!” (Rm.11:33,36). Como já disse o apóstolo, todas as coisas emanam da Sua vontade soberana e tudo é para que Seu nome seja glorificado. Portanto, amados, conforme já foi dito, o temor a Deus nos conduz a um caminho harmonioso com Deus que nos trará ao coração uma paz que excede a todo o entendimento humano. Amém, queridos!

Sonia Oliveira


Veja aqui alguns dos Estudos disponíveis no Arquivo do blog:

  1. ISamuel - Resposta ao chamado de Deus
  2. Juizes - Período Teocrático 
  3. Sansão - Exemplo de Imaturidade 
  4. Gideão - Um Homem Revestido de Poder 
  5. Abimeleque - Ambição Sem Limites 
  6. José do Egito 
  7. Josué e Calebe - Enfrentando o Gigante do Medo 
  8. Josué - A Derrota de Ai 
  9. Palavra de Deus - Uma Mensagem Transformadora 
  10. Evangelizar é Preciso! 
  11. A Vontade Soberana de Deus 
  12. O Espírito Santo a Terceira Pessoa da Trindade 
  13. Páscoa Cristã 
  14. Dons Espirituais 
  15. Missões com Excelência - A boa semente
  16. É Tempo de Despertar 
  17. Epístola aos Filipenses
  18. Virando as Costas para Deus
  19. A Oração de Habacuque
  20. Os Frutos do Espirito
  21. Jabez a Oração que Mudou uma Historia
  22. Os Escolhidos de Deus
  23. Compromisso com Deus
  24. Compromisso com a Verdade
  25. A Família sob Ataque
  26. Ageu a Reconstrucao do Templo
  27. Jonas a Misericordia de Deus
  28. Davi um Coração Quebrantado Diante de Deus
  29. Amor o Maior Mandamento
  30. Renovação Espiritual
  31. Como ser Forte nos Momentos de Fraqueza
  32. Elias Relacionamento e Dependência de Deus
  33. Colossenses Supremacia de Cristo
  34. Um Convite á Graça e Restauração
  35. Nova Criatura em Cristo
  36. Apressa-te Senhor em me Ajudar
  37. A Boa Mão de Deus Sobre Mim
  38. Naamã o Mergulho na Graça de Deus
  39. Asafe o Perigo de Perder o Foco
  40. Aprendendo a Ser Dependente de Deus
  41. Jó a Essência da Adoração
  42. Saber Esperar no Senhor
  43. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 1
  44. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 2
  45. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 3
  46. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 4 
  47. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 5
  48. Epístola aos Colossenses (Vídeo) - Introdução
  49. Santificação

3 comentários:

  1. Estudo Abençoado! Glórias a Deus. Suzi.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Suzi, que bom que estamos contribuindo para a edificação dos irmãos. A Deus seja dada toda a glória!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o estudo,me ajudou muito para para automaticamente ajudar meus pequenos.

    ResponderExcluir