quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Caim e Abel - O propósito e Deus para a Família

Bem vindos ao Estudo da Bíblia Sagrada
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; 
Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1)

 REFLEXÃO SOBRE O TEMA
 
Pode-se perceber, a partir dessa narrativa algumas situações quemerecem um pouco da nossa atenção. Primeiro: o pecado de Adão e Eva os levou ao distanciamento de Deus. Como consequência tiveram problemas no seio de sua família. Segundo: o homicídio cometido por Caim, filhos do casal, foi resultado de um sentimento mau, a inveja, que nasceu no coração desprovido da presença de Deus. Terceiro: tem inicio a tragédia das famílias a partir do ato homicida de Caim e o seu afastamento de Deus.  Assim, podemos perceber quantas coisas ruins podem acontecer quando estamos distantes de Deus. O pecado, como vimos é a raiz de todo o mal que assola as famílias e trazem tantas desestruturações, como separação, mentira, inveja, ciúmes, brigas e até morte. Também percebemos que o sacrifício que agrada a Deus é o esforço humano de dar o melhor de si para Deus. Muito mais que ofertas materiais, o que Deus espera de nós é um coração puro e verdadeiro, que dá o melhor de si mesmo para agradar a Deus.

PLANO DE AULA

TEMA:
CAIM E ABEL - O Propósito de Deus para a Família
VERSÍCULOS BÍBLICOS:
Gênesis 1:28; Gênesis 2:24; Gênesis 4:1-16 e 25; Gênesis 9:1;Mateus 19-6;  Romanos 7:1-3; 1 Timóteo 5:14;

VERSÍCULO PARA DECORAR

 "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1)

OBJETIVOS

Conhecer o propósito de Deus para a família a partir da Sua Palavra a Bíblia Sagrada; Perceber a importância de viver os mandamentos de Deus dentro da família exercitando o “amai-vos uns aos outros”, Saber qual é o sacrifício agradável ao Senhor a partir da ilustração de Caim e Abel.

RESUMO DO TEMA:

Como surgiram as famílias

A família começa com o casamento. Quando Deus criou Adão e Eva, ele revelou seu plano básico para o casamento: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" ( Gn 2:24). Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher. Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6). Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Romanos 7:1-3).

Filhos – herança de Deus
Uma vez constituído o casamento, Deus sela a aliança para com a família abençoando-os com filhos que são herança do Senhor. Segundo consta nas escrituras, Deus ordenou a Adão e Eva e aos filhos de Noé que tivessem filhos (Gênesis 1:28 e 9:1). Ainda que nem todas as pessoas tenham que se casar, e que nem todas terão filhos, é ainda o plano básico de Deus que os filhos nasçam dentro de famílias, completas com pai e mãe (1 Timóteo 5:14).

Benefícios de uma família constituída em base cristã
Quando as famílias se formam segundo a vontade de Deus, são mais estruturadas e felizes e favorecem a promoção humana e espiritual dos seus membros contribuindo à renovação de toda a sociedade e de si mesma.

Plano de Deus para as famíliasSomente com a ajuda da graça de Deus, vivendo segundo a Sua Palavra, vivenciando Seus ensinamentos, o projeto de Deus se concretizará no seio das famílias. 
A verdadeira razão da desestruturação nas famílias
Por intermédio de Adão e Eva o pecado entrou no mundo. Agiram em desobediência a vontade de Deus. Como conseqüência, tiveram sérios problemas com seus filhos os quais nós bem sabemos. Trata-se do primeiro homicídio ocorrido na humanidade. Assim como foi outrora, também hoje, no seio das famílias podemos verificar acontecimentos trágicos que têm destruído a paz nos lares. Todas essas situações ocorrem porque vivemos ainda escravos do pecado. Por essa razão Jesus veio ao mundo, para nos libertar das garras do inimigo, nos oferecer uma chance de vivermos segundo a vontade de Deus e assim, sermos felizes.

PROCEDIMENTOS - (Encaminhamento da aula)
RODA DA LEITURA

Organizar um círculo ou semi-círculo para facilitar a interação do evangelizando com a leitura. Iniciar a narrativa sempre retomando alguns aspectos das aulas anteriores para situar os alunos que não estiveram presentes nos outros encontros. Suscitar questionamentos a fim de levá-los a refletir sobre determinados aspectos referente ao tema. Num segundo momento, passar um vídeo previamente selecionado sobre o assunto e em seguida, aplicar as atividades de fixação: desenhos e roteiro de pesquisa para facilitar o estudo e facilitar o manuseio e aumentar a familiaridade com a bíblia.


CONTAÇÃO DA HISTÓRIA: CAIM E ABEL - O PRIMEIRO HOMICÍDIO
Vamos relembrar um pouco sobre a história de Adão e Eva. Vocês se recordam quem foi que deu o nome a Eva? Lembram o significado de seu nome? Significa “vida”. Sabem por quê? Porque Eva seria a mãe de toda a humanidade. A partir de sua semente, nasceríamos todos nós e da descendência de Sete o seu terceiro filho, nasceria o Salvador do mundo, Jesus Cristo.
Logo depois que Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, tiveram dois filhos, um se chamava Caim e outro Abel. Caim foi crescendo e se interessando em cuidar da terra, ele se tornou um agricultor. Abel gostava muito de cuidar de ovelhas, ele se tornou pastor. E assim se passaram algum tempo. Certo dia, Caim juntou os melhores frutos que ele plantou e ofereceu a Deus. Abel pegou os primeiros filhotes do seu rebanho e também ofereceu a Deus. Deus se agradou da oferta de Abel, mas não aceitou a de Caim,.
Ora, por qual razão isso se deu? Teria Deus sido injusto com Caim? Não, absolutamente, é que Deus conhece os nossos corações e sabe das nossas verdadeiras intenções, mesmo quando tem as aparências de boas ações. Caim não amava verdadeiramente a Deus porque suas obras, diz a Bíblia, eram más. 
Não se pode amar a Deus e fazer o que não é agradável a Ele. Abel, no entanto, era bom e justo. Deus se agradava dele. Deus após rejeitar a oferta de Caim, disse-lhe, que se ele se arrependesse de seus erros e se corrigisse, certamente, Ele aceitaria sua oferta. Porém, Caim não se arrependeu e seu coração encheu-se de raiva e inveja de seu irmão. Esse sentimento ruim o levou a matar o seu irmão. Que coisa triste, não! 
A Bíblia diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e aos nossos semelhantes como a nós mesmos. Se assim o fosse, não haveria tanta coisa ruim acontecendo no mundo, vocês não acham? Deus ficou muito triste com o que aconteceu e expulsou Caim do lugar onde ele vivia. Caim saiu da presença do Senhor e a sua descendência foi, como dizer, os cabeças da civilização humana até hoje, desviada de Deus. Após algum tempo, Eva teve outro filho de nome Sete, e da família de Sete, nasceu Jesus.


LEITURA DA BÍBLIA

CAPÍTULO 4 – O Nascimento de Caim e  Abel
 V1 – E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim (significa aquisição), e disse: Alcancei do Senhor um varão.
V2 – E teve mais a seu irmão Abel (significa vaidade ou remissão); e Abel foi pastor de ovelhas e Caim foi lavrador da terra.
V3 – E aconteceu, ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
V4 – E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura: e atentou o Senhor para Abel e  sua oferta.
V5 – Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e decaiu-lhe o semblante.
V6 – E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que decaiu o teu semblante?
V7 – Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.

O Primeiro Homicídio 

V8 – E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
V9 – E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
V10 – E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão  clama a mim desde a terra.
V11 – E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão
V12 -  Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra.
V13 -  Então, disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa sr perdoada.
V14 -  Eis que hoje me lanças da face da terra , e da tua face me esconderei; e serei  fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
V15 – O Senhor, porém disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado (vingado).  E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse.
V16 – E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.  

ROTEIRO DE PESQUISA
CAIM E ABEL: O PROPÓSITO DE DEUS PARA AS FAMÍLIAS

01) Consta em Gênesis no capítulo 3:24, que o homem, na pessoa de Adão e Eva fora lançado fora. Isso significa que eles haviam perdido a comunhão com Deus e foram viver uma vida independentes, com muito sofrimento. Tiveram dois filhos inicialmente, quais eram os seus nomes? (Gn. 4:1-2):
02) Qual era a profissão de Abel? (Gn.4:2) e de seu irmão?
03) Quais as ofertas de Caim a Deus? (Gn. 4:3)
04) Quais foram as ofertas de Abel à Deus? (Gn 4:4)
05) Segundo a Palavra, qual foi a reação de Deus mediante essas ofertas: (a) De Abel: (b) De Caim:
06) Mediante a reação de Deus, qual foi a atitude imediata de Caim? (Gn.4:5)
07) Ao perceber a reação de Caim, o que disse Deus a ele?
08) Em Gn 4:7 Deus estipula uma condição para que a oferta de Caim seja aceita. Qual é essa condição?
09) A inveja, o ciúme, levou Caim a matar a seu irmão. Onde eles estavam por ocasião desse homicídio? (Gn. 4:8)
10) Ao perceber o que havia acontecido Deus ficou muito triste e informou-lhe das conseqüências de seu ato. Cite quais foram as palavras do Senhor nesse sentido? (Gn. 4:11-12)
11) Quando Deus uniu Adão e Eva, constituiu a primeira união entre um casal cujo propósito seria a formação de uma família. A seriedade desse relacionamento é porque o Senhor ama muito as famílias e tem planos bem definidos a esse respeito. Veja o que diz a Palavra do Senhor sobre o casamento em:
a) Mateus 19:6 - b) Segundo Romanos 7:1-3, qual a única condição aceita para uma segunda união?
12) O que disse Deus a Adão e Eva em Gn. 1-28?
13) O que disse Deus a disse Deus a Noé em Gn. 9:1?
14) Por qual motivo Paulo, o apóstolo em 1ºTimóteo 5:14, orienta as moças que se casem primeiro e tenham filhos depois?
15) O Senhor tem planos de felicidade para todas as famílias. Pelo que você já estudou, o que impede que esse plano se realize?
16) Quais são os benefícios de ter uma família estruturada conforme a vontade do Senhor, pautada em princípios cristãos?
17) Como você percebeu, atitudes de desobediência a Deus, como no caso de Adão e Eva, geram conseqüências desagradáveis para toda a família porque dá legalidade ao inimigo de atuar. Cite algumas dessas conseqüências negativas no contexto atual:
18) Qual deve ser a nossa disposição intima quando realizamos alguma coisa para o Senhor de forma que isso Lhe seja agradável?  

Sonia Oliveira


Veja aqui alguns dos Estudos disponíveis no Arquivo do blog:

  1. ISamuel - Resposta ao chamado de Deus
  2. Juizes - Período Teocrático 
  3. Sansão - Exemplo de Imaturidade 
  4. Gideão - Um Homem Revestido de Poder 
  5. Abimeleque - Ambição Sem Limites 
  6. José do Egito 
  7. Josué e Calebe - Enfrentando o Gigante do Medo 
  8. Josué - A Derrota de Ai 
  9. Palavra de Deus - Uma Mensagem Transformadora 
  10. Evangelizar é Preciso! 
  11. A Vontade Soberana de Deus 
  12. O Espírito Santo a Terceira Pessoa da Trindade 
  13. Páscoa Cristã 
  14. Dons Espirituais 
  15. Missões com Excelência - A boa semente
  16. É Tempo de Despertar 
  17. Epístola aos Filipenses
  18. Virando as Costas para Deus
  19. A Oração de Habacuque
  20. Os Frutos do Espirito
  21. Jabez a Oração que Mudou uma Historia
  22. Os Escolhidos de Deus
  23. Compromisso com Deus
  24. Compromisso com a Verdade
  25. A Família sob Ataque
  26. Ageu a Reconstrucao do Templo
  27. Jonas a Misericordia de Deus
  28. Davi um Coração Quebrantado Diante de Deus
  29. Amor o Maior Mandamento
  30. Renovação Espiritual
  31. Como ser Forte nos Momentos de Fraqueza
  32. Elias Relacionamento e Dependência de Deus
  33. Colossenses Supremacia de Cristo
  34. Um Convite á Graça e Restauração
  35. Nova Criatura em Cristo
  36. Apressa-te Senhor em me Ajudar
  37. A Boa Mão de Deus Sobre Mim
  38. Naamã o Mergulho na Graça de Deus
  39. Asafe o Perigo de Perder o Foco
  40. Aprendendo a Ser Dependente de Deus
  41. Jó a Essência da Adoração
  42. Saber Esperar no Senhor
  43. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 1
  44. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 2
  45. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 3
  46. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 4 
  47. Livro de Habacuque (Vídeo) - parte 5
  48. Epístola aos Colossenses (Vídeo) - Introdução
  49. Santificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário